kut

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FFMS e clubes se reunem em Dourados para definir Série A Estadual de 2012

Fonte: Gazeta MS Rogério Vidmantas

Dirigentes definem Estadual 2012 em reunião neste domingo (Foto: Marcelo Humberto)

Aconteceu na manhã deste domingo, em Dourados, o Pré-Arbitral do Campeonato Estadual de 2012. Na reunião entre Francisco Cezário e Marcos Tavares, respectivamente presidente e vice da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e nove dos 14 clubes participantes, foram discutidos a fórmula de disputa, o tempo necessário para que a competição aconteça e outros detalhes como prazo de inscrição de jogadores e o número de clubes rebaixados no fim da primeira fase. As decisões tomadas precisam agora ser ratificadas no Arbitral que deve acontecer até o dia 30 de outubro.

No encontro deste domingo estavam presentes os representantes do Cene e Aquidauanense, campeão e vice de 2010 e representantes do MS na Copa do Brasil 2012, MS Saad, Misto, AEC de Caarapó, Ivinhema, URSO de Mundo Novo, Águia Negra e Itaporã. Segundo, Francisco Cezário, presidente da entidade, SERC e Comercial não mandaram representantes, mas justificaram a ausência. Sete de Dourados, Maracaju e Naviraiense não enviaram representantes nem justificaram a falta.

Fórmula e Inscrições

De acordo com o que foi discutido, os Campeonatos Estaduais de 2012 e 2013 serão disputados por 14 clubes em duas fases. Na primeira, todos jogam contra todos em turno e returno – 26 rodadas – e no final os quatro melhores classificados garantem vaga na etapa seguinte e os dois últimos caem para a segunda divisão, de onde saem dois novos clubes para o torneio do ano seguinte.

Na segunda fase, os quatro classificados jogam um quadrangular em turno e returno – seis rodadas – e o time de maior pontuação será declarado campeão. Ficou acertado que os dois melhores classificados na primeira fase fazem o último jogo da segunda fase como mandantes.

O período de inscrições de jogadores vai até a última rodada da primeira fase. Atletas que foram utilizados até três vezes podem trocar de clube uma vez.

Início

A proposta inicial da Federação era ter a primeira rodada da competição na primeira semana de março e, com rodadas apenas aos domingos, o campeonato terminaria em setembro. Isso porque a parceria com a Fundesporte, que nas competições anteriores cobriu despesas como hospedagens, refeições e arbitragem, só poderia ser firmada a partir desta data.

Para antecipar o início e facilitar a montagem dos elencos, os clubes sugeriram fazer as duas primeiras rodadas com jogos regionalizados, diminuindo esses gastos e, para diminuir o período de disputa, utilizar algumas quartas-feira durante a primeira fase. Assim, o Estadual 2012 deve começar em 19 de fevereiro e ir até a última semana de julho.

Copa do Brasil e Série D

Nos classificados para a Copa do Brasil, nenhuma novidade. Os dois melhores no quadrangular final – campeão e vice - ficam com as vagas. Para a Série D do Campeonato Brasileiro, o indicado será o campeão do primeiro turno na primeira fase – 13 rodadas. Isso porque a FFMS tem até o início de maio para comunicar à CBF o nome do seu representante.

0 comentários:

Facebook

Anunciantes

Anunciantes

Panos da TMI

Panos da TMI

bones

bones
Photobucket

Link-me

120x60 px

Torcida Organizada Máfia Independente - TMI | Template by - Josué de Brito Quadros - 2009 - - hidden hit counter