kut

sábado, 11 de janeiro de 2014

Responsabilidade com segurança do torcedor aumenta para clubes e FFMS


A partir de agora, os clubes e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) terão mais responsabilidade com a segurança e o conforto do torcedor durante o Campeonato Sul-Mato-Grossense. E se os deveres aumentaram, cresceu também o número de parceiros envolvidos para garantir a tranquilidade de quem vai às arquibancadas. Os dirigentes dos clubes e da federação assinaram nesta sexta-feira um compromisso com o Ministério Público Estadual (MPE), contendo 12 itens previstos no Estatuto de Defesa do Torcedor e que serão exigidos durante o campeonato.
Luiz Eduardo Lemos de Almeida, da 43ª Promotoria de Justiça (Foto: Hélder Rafael)
São tópicos sobre policiamento, laudos de vistoria dos estádios, fiscalização de irregularidades, entre outros. Mas os dirigentes esportivos não estarão sozinhos para cumprir todas as tarefas: a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e as prefeituras - responsáveis pela administração da maioria dos estádios - foram chamados pelo MPE. A reunião foi coordenada pelo titular da 43ª Promotoria de Justiça, Luiz Eduardo Lemos de Almeida.
O promotor frisou que as medidas não servem para dificultar ou facilitar o andamento do campeonato estadual, mas sim, visam cumprir a legislação.
  • Se por um lado o campeonato cresce em visibilidade, em renda e em torcida, por outro também precisa crescer em responsabilidade. Esse é o momento que temos para ajustar os detalhes e garantir a segurança dos torcedores - disse Lemos.
Francisco Cezário de Oliveira, presidente da FFMS (Foto: Hélder Rafael)
O presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira, vê as medidas como positivas, pois contribuem para trazer de volta aos estádios o torcedor sul-mato-grossense.
  • Vamos dividir responsabilidades e isso é muito bom. Dá tranquilidade para que cada um assuma o compromisso da tarefa dada. Foram dadas tarefas à federação, aos clubes, aos prefeitos que são os gestores dos nossos estádios, e a tendência é que vai dar certo - avalia Cezário.
Veja as regras que devem ser seguidas pelos clubes e pela FFMS nas competições oficiais:
01 BEBIDA ALCOÓLICA
Será proibida a venda e o consumo de bebida alcoólica no interior dos estádios e nas imediações. As prefeituras serão chamadas para coibir a atuação de ambulantes no entorno dos estádios, e a Polícia Militar também irá ajudar na fiscalização.
Não será instituído uma distância mínima para a venda de bebida alcoólica porque seria inviável, segundo o promotor, já que cada partida envolve mais ou menos torcedores. Comércios estabelecidos nas proximidades dos estádios não devem ser afetados pela proibição.
02 PORTE DE OBJETOS
Será proibida a entrada, nos estádios, de quaisquer objetos que possam representar risco à integridade física dos torcedores, como por exemplo: armamentos, explosivos, mastros, sinalizadores, garrafas de vidro ou plástico. Os clubes devem providenciar a revista dos torcedores no acesso aos estádios, por meio de seguranças privados.
03 VISTORIA DOS ESTÁDIOS
A PM e o Corpo de Bombeiros poderão vistoriar os estádios três dias antes da realização de uma partida. Os órgãos podem ser acionados independentemente de terem sido chamados ou não. O objetivo é avaliar se as condições de segurança previstas nos laudos estão sendo mantidas.
04 COMUNICAÇÃO AO MPE
Os órgãos de fiscalização deverão comunicar à promotoria, até o último dia útil antes da realização de uma partida, sobre eventuais irregularidades que sejam capazes de impedir o evento.
05 PLANTÃO DO MPE
Caso seja apurada alguma irregularidade antes da partida e que a integridade dos torcedores esteja em risco, a promotoria terá um telefone de plantão 24 horas para atender aos finais de semana.
06 SEGURANÇA PRIVADA
Os clubes e a federação devem garantir a presença de segurança privada nos estádios, para atuar em conjunto com a Polícia Militar. O número de agentes privados será indicado pela PM com base na quantidade de público estimado para a partida - e não baseado na carga de ingressos postos à venda.
07 CÂMERAS DE VIGILÂNCIA
Os clubes e a federação deverão instalar sistema de monitoramento por imagem em estádios com capacidade superior a 10 mil torcedores, mesmo que para as partidas essa carga de ingressos não seja colocada à venda. No caso do Campeonato Sul-Mato-Grossense, apenas o estádio Morenão em Campo Grande oferece capacidade nominal superior a 10 mil torcedores.
08 CATRACAS MONITORADAS
Os clubes e a federação deverão controlar e fiscalizar o acesso ao público com monitoramento por imagens nas catracas, nos estádios com capacidade superior a 10 mil torcedores.
09 INSTALAÇÃO DE CATRACAS
Os clubes e a federação deverão controlar a contagem do público nos estádios por meio seguro e confiável, como as catracas. O objetivo é respeitar a capacidade máxima de torcedores nas arquibancadas.
10 ISOLAMENTO DAS TORCIDAS
Os clubes e a federação devem providenciar o isolamento prévio da torcida visitante nas arquibancadas, bem como providenciar policiamento, seguranças privados e banheiros químicos, caso não haja acesso aos sanitários no setor delimitado. O isolamento poderá ser feito por gradis, cordas ou outro sistema indicado pela Polícia Militar.
11 LAUDOS
Os clubes e a federação deverão solicitar a confecção de novos laudos obrigatórios dos estádios (vigilância sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e engenharia) com 30 dias antes do vencimento dos documentos.
As regras para a apresentação dos laudos na Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense serão válidas para a Série B estadual, no segundo semestre.
12 INTERDIÇÃO
No caso de inobservância de algum desses tópicos, o Ministério Público irá notificar a FFMS para que a partida não seja realizada no estádio que estiver com irregularidade. A arena permanecerá interditada até que o problema seja solucionado. O MPE manterá abertos inquéritos nas comarcas das cidades onde os estádios estão sediados, e vai acompanhar de forma permanente o cumprimento da legislação.
Fonte: GloboesporteMS - Helder Rafael


0 comentários:

Facebook

Anunciantes

Anunciantes

Panos da TMI

Panos da TMI

bones

bones
Photobucket

Link-me

120x60 px

Torcida Organizada Máfia Independente - TMI | Template by - Josué de Brito Quadros - 2009 - - hidden hit counter